Concerto de Maestros-Compositores 

 

Rui Paulo Teixeira (1973- )

Picture
Após terminar os estudos secundários na área económico-social, ingressa no Curso Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro, o qual abdica para se dedicar à actividade artística para que se sente vocacionado: a Música. Frequentou o Curso de Canto do Conservatório de Música do Porto bem como alguns cursos de Técnica de Direcção Coral. Em 2004 ingressa no Curso Superior de Composição da Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto.

Como compositor salientam-se as estreias de: cantata “Noite Sideral” (2002), ciclo de 12 micro-lieder “Cherubinischer Wandersmann” (2004), quarteto de cordas “do pior em mim” (2005), ciclo coral “polígono de quatro peças corais” (2005), sinfonia-coral “da Mudança” (2005), ciclo infantil para piano “miminhos d’Estrelitas” (2007), cantata “mar da Alma” (2008), abertura “Non nobis Domine” (2010) e “Celebratio” (2010). É compositor associado da Orquestra Clássica do Centro.

Na área da edição musical tem assinado algumas partituras das quais se destaca a obra coral-sinfónica “da Primeira Liberdade”, de Fernando C. Lapa, obra editada para o concerto de antestreia da Casa da Música - Porto.

Leccionou “Análise Musical”, “Expressão vocal” e “Coro” na Escola de Música Pedro Fesch.

Com formação e experiência em gestão e animação associativas, orientou oficinas de expressão coral para grupos considerados “difíceis”, tais como crianças de bairro carenciadas ou adolescentes de risco em processo de integração social. Dirigiu vários grupos vocais e corais, entre os quais se destaca o Coro Misto da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Desde Janeiro de 2005 que assume a direcção artística e musical do Coro Académico da Universidade do Minho, com o qual já apresentou mais de uma centena de concertos com repertório a cappella e acompanhado, de várias épocas e estilos, dirigindo-o com algumas formações de câmara e orquestral. Estreou algumas obras do repertório coral contemporâneo e dirigiu o coro em três edições discográficas.