Concerto de Maestros-Compositores 

 

Fernando C. Lapa (1950- )

Picture
Nascido em Vila Real, em 1950, é diplomado com o Curso Superior de Composição do Conservatório de Música do Porto, na classe do prof. Cândido Lima.

A sua intensa participação na vida musical, desenvolvida em diferentes vectores, tem-se concentrado prioritariamente na composição. Isso se reflecte num catálogo que compreende mais de uma centena e meia de obras, abrangendo praticamente todos os géneros: concerto, repertório sinfónico e coral-sinfónico, ópera, música de câmara, instrumento solo, bem como numerosas bandas sonoras para o cinema e o teatro, várias vezes incluindo elementos da electoacústica. A escrita vocal, sobre autores portugueses, tem ocupado um lugar de destaque na sua produção, quer se trate de vozes solistas, quer de repertório coral (“a capella” ou com o acompanhamento dos mais variados instrumentos e formações, incluindo a orquestra).

Uma larga maioria das suas obras foi composta por encomenda ou convite de prestigiadas instituições, festivais e intérpretes, aparecendo com regularidade nos programas dos mais variados solistas ou formações. Particularmente empenhado na vida musical da cidade do Porto e do norte do país, aí tem estreado um número significativo de obras. Não obstante, contam-se por várias dezenas, os intérpretes e formações que têm apresentado a sua música nas mais variadas salas de todo o país e no estrangeiro (Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Polónia, Hungria, Finlândia, Macedónia, Egipto, Índia, Japão, México, Brasil, Canadá, EUA). Diversas obras suas foram transmitidas pela R.D.P. e R.T.P., estando também representado em mais de duas dezenas de gravações em C.D. Tem partituras editadas em Portugal e na Alemanha.           

Leccionou em diversas escolas, sendo professor de Análise e Técnicas de Composição no Conservatório de Música do Porto, desde 1984 – escola pública onde desempenhou diversas outras funções, nomeadamente a presidência do Conselho Pedagógico, da Assembleia de Escola e do Conselho Geral Transitório. É professor de Composição e Orquestração na ESMAE (licenciatura e mestrado). Membro do júri de prémios e concursos (Concurso de Órgão do Porto, Prémio de Composição “Claudio Carneyro”, Concurso Internacional de Piano “Vianna da Motta”, Prémio Helena Sá e Costa, entre muitos outros), bem como director artístico de diversas gravações, participou em inúmeros colóquios e debates, tendo orientado também variados cursos e seminários. Participou em equipas de programas do Ministério da Educação, sendo o autor dos programas de Composição para as escolas profissionais de música.

Dirigiu diversos coros e formações instrumentais em inúmeros concertos, nomeadamente o Coro da Sé Catedral do Porto e a Orquestra Artave. Dirigiu o Coro Académico da Universidade do Minho, desde a sua fundação em 1989 até 2004, tendo realizado com esta formação mais de três centenas de actuações e concertos, em Portugal e no estrangeiro, tanto “a capella” como com acompanhamento de piano ou órgão, com quinteto de metais ou com orquestra.        

Foi editor da secção de música da revista de artes “Ideias fixas”, tendo colaborações dispersas por diversas revistas, jornais e estações de rádio, para além de inúmeras notas a programas de concerto ou CD. Foi colaborador permanente do jornal “ Público” desde 1994 e 2006, tendo publicado cerca de três centenas de textos de crítica musical.